A Holanda é o primeiro país a lançar Estradas Solares

A Holanda fez notícia no ano passado quando construiu a primeira estrada solar do mundo – uma ciclovia pavimentada com painéis solares revestido de vidro.

Agora, seis meses depois do trial, os engenheiros dizem que o sistema está funcionando ainda melhor do que o esperado, com a ciclovia teste de 70 metros gerando 3.000 kWh, ou energia suficiente para abastecer uma casa pequena por um ano.

“Se nós traduzirmos isso para um rendimento anual, esperamos mais que o 70kwh por metro quadrado por ano”, Sten de Wit, porta-voz SolaRoad, o grupo por trás do projeto, disse Tarek Bazley a Al Jazeera. Então, imagine o potencial de cobrimos todas as nossas estradas com o material.

Esta é uma idéia que nasceu na Internet no ano passado – um projeto financiado através de “vaquinhas online” (crowdfunding) que teve como objetivo abastecer toda os EUA com estradas solares. No entanto, a Holanda se tornou o primeiro país a colocar a idéia em prática com a sua instalação em Krommenie, uma cidade ao norte de Amsterdã.

Os painéis solares usados ​​na ciclovia holandesa são prensados ​​entre um vidro, uma borracha de silicone e concreto, e são fortes o suficiente para suportar caminhões de bombeiros de 12 toneladas sem qualquer dano. Cada painel individual se conecta a contadores inteligentes, que otimizam sua produção e alimentam a sua electricidade em linha reta em iluminação pública, ou uma rede central (the grid).

1856-5822-image

Os engenheiros passaram cinco anos criar o sistema para ser durável. “Se um painel é quebrado ou na sombra ou sujeira, ela só vai desligar o painel PV”, disse Jan-Hendrik Kremer, consultor Renewable Energy Systems na empresa de tecnologia Imtech.

Mais de 150.000 ciclistas pedalaram ao longo dos painéis solares durante o trial, e até agora só notei uma falha – uma pequena seção de um revestimento, que forneceu aderência à superfície, tornou-se descoberto devido a flutuações de temperatura. A equipe da SolaRoad agora está trabalhando para melhorar este revestimento.

1847-5787-image

“Nós fizemos um conjunto de revestimentos, que são não só robustos o suficiente para lidar com as cargas de tráfego, mas também dar tração para os veículos que passam por ele,” Stan Klerks, cientista do grupo de pesquisa holandês TNO – a empresa-mãe, que veio com SolaRoad – disse Bazley da Al Jazeera.

Os pesquisadores projetam os painéis para captar luz, e durar pelo menos 20 anos – um tempo de vida semelhante aos painéis solares convencionais.

1841-5785-image

O potencial é muito grande. Não só as estradas poderiam gerar energia suficiente para abastecer as famílias locais, mas eles também poderiam fornecer possibilidades de iluminação surpreendentes. No ano passado, uma estrada solar foi instalada nos Países Baixos por laboratório de design do estúdio Roosegaarde, que sugou a energia do Sol durante o dia e, em seguida, os ciclistas pedalaram à noite sobre a um padrão de luzes LED inspirado na obra “Noite Estrelada” de Vincent Van Gogh.

1849-5800-image

SolaRoad está agora a trabalhar com os conselhos locais em torno da Holanda para tentar reverter a tecnologia em outras províncias. Um acordo semelhante também foi assinado com a Califórnia em os EUA. O futuro nos espera.

Confira o vídeo do primeiro projeto que nasceu na internet e inspirou estas estradas:

Confira aqui o post original aqui e deixe seu comentário abaixo.

Curtiu? Siga nossa página no Facebook!

Faça o sign up abaixo no canto direito do blog e receba nossos posts direto no seu email.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s