Adeus combustíveis fósseis! Ninguém sentirá sua falta.

A corrida para a energia renovável atingiu um ponto de virada. O mundo está agora adicionando mais capacidade de energia renovável a cada ano, comparado ao carvão, gás natural e petróleo combinados. E não há como voltar atrás.

A mudança ocorreu em 2013, quando o mundo adicionou 143 gigawatts de capacidade de energia renovável, em comparação com 141 gigawatts em novas usinas que queimam combustíveis fósseis, de acordo com uma análise apresentado terça-feira no summit anual Bloomberg New Energy Finance, em Nova York. A mudança vai continuar a acelerar, e até 2030 serão adicionados mais do que quatro vezes mais capacidade renovável.

“O sistema elétrico está se deslocando para energia limpa, ” Michael Liebreich, fundador da BNEF, disse em seu discurso.” Apesar da variação nos preços do petróleo e do gás, haverá um crescimento substancial de energia renovável e é provável que seja uma ordem de grandeza maior do que o crescimento do carvão e do gás. ”

O início do fim

-1x-1

O preço da energia eólica e solar continua a cair, e agora está igual ou mais barato do que rede de eletricidade em muitas áreas do mundo. Solar é a mais nova principal fonte de energia nesse meio, enquanto detém menos de 1 por cento do mercado de energia elétrica hoje, poderá ser a maior fonte de energia do mundo em 2050, segundo a Agência Internacional de Energia.

A questão já não é se o mundo vai fazer a transição para uma energia mais limpa, mas quanto tempo vai demorar. No gráfico abaixo, BNEF prevê os bilhões de dólares que devem ser investidos a cada ano, a fim de evitar as consequências mais graves da mudança climática, representada por um aumento de valor de referência de mais de 2 graus Celsius.

As linhas azuis representam o que é necessário, em bilhões; as linhas vermelhas mostram o que está realmente a ser gasto. Desde a crise financeira, o financiamento tem ficado muito aquém da meta, de acordo com BNEF.

Investimento necessário para reverter o aquecimento global

-1x-1 (1)

Confira aqui uma versão anterior desta previsão do cenário da AIE para a energia solar em 2050, de quando havia de fato vários cenários possíveis. A AIE não fazer quaisquer previsões para expectativas específicas para um cenário maior de 5 anos, de acordo com o porta-voz Greg Frost.

Leia o artigo original aqui e deixe seu comentário abaixo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s