20 Dicas de Meditação para Iniciantes

Está à procura de paz ou menos estresse em sua vida? Meditação pode ser exatamente o que você precisa. No início, pode ser um pouco frustrante, mas com mais prática, pode trazer benefícios para a sua clareza mental e bem-estar.

Quando você começar a meditar, talvez experimente uma mistura de sensações, entre esperar algo acontecer e ter sua mente inundada com pensamentos. É por isso que eu compilei esta lista de 20 dicas para ajudá-lo a começar a implementar esta prática com mais regularidade em sua vida.

1. A prática leva à perfeição, reserve um tempo para meditação todos os dias

Quando você está começando, é importante insistir um pouco, talvez você não perceba os benefícios de imediato, mas quanto mais você pratica, mais fácil se tornará a aquietar a mente e entrar no estado de relaxamento, e deixar que clareza tome conta. Mesmo com apenas 5 minutos por dia você pode se manter na direção certa.

2. Comece com a sua respiração

Comece cada prática pela respiração profunda, inspire e expire lentamente e, em seguida, concentre-se apenas na sua respiração.

3. Deixe toda e qualquer frustração ir embora

É completamente natural e normal sentir-se frustrado enquanto você aprende a meditar. Tente não se apegar a estes pensamentos, e não tente detê-los. Basta deixá-los passar por e voltar a se concentrar na respiração.

4. Escolha uma sala específica em sua casa para meditar, faça um mini-santuário;

Tente escolher um quarto em sua casa que está livre de barulho e distrações; de preferência, escolha um quarto com poucos eletrônicos.

5. Crie um espaço de paz

Considere manter uma luz fraca, nenhuma luz, ou quem sabe acender algumas velas. Queimar um pouco de incenso ou difundir alguns óleos essenciais calmantes também podem ajudar a sua mente e corpo a se sentirem relaxados e à vontade.

6. Certifique-se de não ser distraído por 30 minutos

Certifique-se que você terá alguns minutos reservados só para você. Se possível, avise a sua família, amigos ou colegas de quarto saber que você estará ocupado por certo tempo e peça que não seja perturbado, coloque o telefone no silencioso.

7. Sinta as partes do seu corpo

Quando você começar, apesar de se concentrar na respiração, conscientemente tente sentir cada parte do corpo, começando com os pés. Não toque fisicamente as partes do corpo, apenas sinta. Comece com os pés, vá ‘caminhando’ até os tornozelos, panturrilha, joelhos, pernas, barriga, peito, ombros, braços, mãos, pescoço e cabeça! Esta é uma ótima técnica para colocá-lo na zona de relaxamento.

8. Mantenha seu compromisso

Esteja comprometido com a prática. No longo prazo, se você não consegue achar tempo para incorporar nem de 5 a 10 minutos por dia em sua vida para a meditação, então você realmente tem problemas maiores para serem resolvidos. Mas tente encaixa-los, poderá te ajudar a planejar e encarar suas tarefas de forma mais consciente.

9. Comece devagar

Comece praticando a meditação com apenas 5 minutos por dia, você pode até mesmo definir um alarme (suave, para que não te assuste), se você gostar, vai começar a pegar o jeito e se sentir mais confortável. Então poderá aumentar o tempo para entrar nesse profundo estado de relaxamento.

10. Leia livros e artigos sobre meditação

Para ficar ainda mais familiar com os métodos, saber mais sobre seus benefícios e aprender outras dicas. Quanto mais você sabe a respeito, mais fácil fica.

11. Confira exemplos de Meditação Guiada, com Músicas ou vídeos no Youtube (Guided Meditation)

Se você ainda tiver problemas para limpar sua mente, às vezes, ouvir um trecho de meditação guiada pode ajudar, dando-lhe algo para se concentrar e ouvir, de forma que a mente possa simplesmente se apegar nas instruções.

12. Pratique “Estar Presente” ao longo do dia

Durante o dia, ao dirigir, trabalhar, almoçar, ou qualquer outra atividade, encontre alguns momentos de silêncio em seu dia para aquietar a mente e fazer algumas respirações profundas. Feche seus olhos por 5 minutos e simplesmente respire.

13. Experimente com diferentes posições

Você pode tentar o yogi típico, posição “lotus”, sentado de pernas cruzadas com cada pé sobre a coxa oposta, você pode se sentar em uma cadeira, com as palmas das mãos voltadas para cima, você pode colocar para baixo, o que quiser. Qualquer posição que faça você se sentir mais confortável, encontre uma posição que funcione bem para você. Quando eu comecei, eu me encostava e deitava, mas relaxava demais e acabava dormindo quase todas as vezes, então percebi que esta posição era confortável demais para mim e que era melhor eu me sentar.

14. Experimente diferentes técnicas

Há tantas maneiras diferentes de meditar, existem: técnicas de respiração, meditação guiada, meditação transcendental, binaural beats, sons da floresta, etc. Leia sobre alguns métodos diferentes de meditação aqui. Experimente aquele que funciona para você de forma mais eficaz.

15. Não se prenda a nenhuma expectativa

Os benefícios que você vai receber meditação virão de uma infinidade de maneiras diferentes. Você pode receber mensagens da sua consciência (durante a prática ou até mesmo no final do dia), você pode ter visões, você pode ter uma experiência fora do corpo, ou nenhuma das anteriores. Tudo começa a partir de uma meditação de 5 minutos por dia, evolui a trazer uma clareza mental e se torna suficiente para aliviar o stress e trazer mais paz em sua vida (de uma forma que você nunca pensou que fosse possível). Não se apegue com o que os outros dizem ter experimentado, concentre-se em si mesmo e lembre-se que você está fazendo isso só para você. Não é uma competição; não há maneira certa ou errada de meditar.

16. Considere meditar de manhã

Meditar na parte da manhã pode dar-lhe uma cabeça clara e lhe ‘configurar’ para um início do dia mais tranquilo. Pode ajudar a eliminar o estresse antes que ele comece.

17. Use a chama de uma vela como ponto de foco

Olhando fixamente para a chama de uma vela pode ajudá-lo a aquietar a mente.

18. Defina a sua intenção antes de começar

Se você tiver um problema ou uma decisão específica que você precisa fazer e está tendo dificuldades para encontrar a resposta, defina antecipadamente a sua intenção para a ‘mensagem’ que você gostaria de receber durante a meditação. Não espere obter uma resposta clara na forma de sua própria voz, apenas preste atenção a quaisquer sentimentos que você pode sentir ou sinais que podem vir ou, eventualmente, chegar depois. Às vezes, a melhor maneira de resolver um problema é parar de pensar sobre ele e deixar a resposta vir até você.

19. Visualize a luz que flui através de seu corpo

Mais especificamente, se você sentir que você tem um chakra específico bloqueado, você pode realmente visualizar a luz branca (como a que vem do sol) em seu corpo, isso pode ajudar a liberar os bloqueios. A intenção de deixar qualquer velhos padrões emocionais ou vibrações passar, e infundir-se com a alta vibração da luz branca. Pesquise sobre chakras e entenda isso melhor.

20. Tenha gratidão por sua prática

Mesmo se você se sentir que não está se beneficiando muito a partir da prática, não desista. Seja grato que você tomou o tempo para buscar sua paz interior. Os efeitos podem não ser óbvios à primeira vista, mas com o tempo você será feliz de ter começado.

Você tem alguma dica ou conselho para iniciantes de meditação? Confira tb o artigo original e compartilhe seus pensamentos na seção de comentários abaixo!

Obrigado e boa prática!

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